A ideia de uma faculdade, para Jawaharlal Nehru, como Tilak a citou, “significa humanismo

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Tolerância, progresso, para a aventura das ideias e a busca da
verdade. Representa a marcha em diante dos humanos em direção a objetivos
cada vez maiores. Se as faculdades cumprem suas funções adequadamente,
então tudo está bem com a nação e o povo.” Ao longo da história, as faculdades
desempenharam três papéis interligados, mas diferentes em momentos
diferentes e em lugares diferentes. Esses papéis estão ensinando novas
gerações; preservar e descobrir o conhecimento; e contribuindo com talento,

ideias, conselhos e desafios para a sociedade em geral. Em uma era de “não-
lieux” (Não-lugares), as faculdades estão melhor posicionadas para cumprir

esses papéis hoje, resistindo à uniformidade e contribuindo para um diálogo
intergeracional que requer diversidade e disputa.
No mundo ocidental, Platão tem percebido o propósito da educação superior
como “o cultivo do indivíduo em prol da sociedade ideal; o indivíduo deveria ser
ajudado a alcançar a felicidade interior, o que permitiria ao Estado se beneficiar
da harmonia dos cidadãos satisfeitos que cumprem seus papéis adequados”.
O objetivo do ensino superior e da faculdade era a busca da verdade na
aprendizagem, e a dedicação ao avanço do conhecimento e à formação de
estudiosos para o próprio aperfeiçoamento da vida do indivíduo e da sociedade.
Isso inclui o cultivo/formação da mente e o ensino de habilidades vocacionais e
técnicas. Geralmente, a educação universitária deve ter como objetivo iniciar o
pensamento crítico através do ensino e da pesquisa. Esse pensamento crítico é
imperativo para usar melhor os recursos e melhorar a condição humana, com
inteligência e bom senso, para lidar com qualquer eventualidade. Portanto, a
educação é melhorar a vida, desenvolver uma boa alegria e entender nosso
meio ambiente.