Traçar perspectivas para uma discussão ética

Para tanto, as teorias filosóficas de uma boa vida se entrelaçam com os níveis da temporalidade humana. O resultado é uma estrutura teórico-conceitual dentro da qual conceitos de envelhecimento clinicamente relevantes podem ser classificados e discutidos de um ponto de vista ético. Particular importância é atribuída à interpretação ética de esforços de experiências finitas, modelos de curso de vida e narrativas biográficas, que influenciam a avaliação do significado e aceitabilidade da medicina e dos cuidados de saúde na velhice de várias maneiras.

É claro que a estrutura delineada requer uma diferenciação conceitual adicional. Por exemplo, poderia ser desenvolvida uma classificação sistematizadora de diferentes modelos de palco e padrões narrativos no que diz respeito às suas implicações éticas. Além disso, no entanto, a perspectiva teórico-conceitual também deve ser confrontada com a variedade de diferentes ideias do mundo da vida sobre o bom envelhecimento no horizonte das possibilidades médicas.
O que é canelite
Para tanto, são necessários estudos empíricos sobre as perspectivas dos idosos, bem como dos profissionais médicos e de enfermagem, que levem em consideração aspectos como idade, gênero, origem cultural e classe socioeconômica. Somente dessa forma empiricamente informada e sensibilizada socio culturalmente as perspectivas de uma boa vida na velhice podem ser frutíferas em termos de ética médica no quadro das sociedades pluralistas modernas.